Get Adobe Flash player
Home Simular Empréstimo

Vinte anos de Cooperufpa

Durante estes vinte anos de COOPERUFPA, nós dirigentes estamos sempre buscando o melhor para nós cooperados, mantendo acesa a chama dos ideais cooperativistas da união e da ajuda mútua. Com base na educação financeira, na economia sistematizada e no bom uso do crédito, temos com nosso idealismo, lutado incansavelmente pela divulgação da importância da COOPERUFPA entre os servidores dos vários órgãos, ligados ao MEC, mostrando que juntos podemos crescer e nos livrar dos agiotas informais e da agiotagem formal representada pelos bancos, que sempre impõem taxas, “spreads” bancários e preços de serviços elevados e abusivos a seus clientes.


Convênios na área de saúde, odontologia e um leque de opções de procedimentos e serviços são oferecidos ao quadro social, visando sempre o menor e o melhor preço aos cooerados.Mas, como toda Instituição financeira, a COOPERUFPA, é fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, com auditorias semestrais estando sujeita a gerenciar riscos, proporcionalmente, aos volumes de dinheiro que são emprestados, com garantias de pagamento previstas em normas e regras estabelecidas para todos os sócios.


De acordo com as determinações do agente fiscalizador, as cooperativas devem operar tecnicamente numa margem de risco tolerável, considerada normal, e quando ocorrer a superação dessa margem, as operações podem sofrer um colapso financeiro e de ordem contábil totalmente prejudicial à cooperativa, que pela sua natureza “sui generis” vive de operações que oscilam entre superávits e déficits.

Queremos alertar aos cooperados como donos/clientes, em relação ao risco financeiro de empréstimos, refinanciamentos e utilização dos produtos oferecidos pela cooperativa. Para garantir o equilíbrio destas contas, valem os princípios cooperativistas, bem como a observação dos direitos e obrigações que cada cooperado tem perante a sua cooperativa, com quem poderá sempre contar, através do apoio e dedicação de seus dirigentes e funcionários.

RAQUEL HELENA
Diretora - Presidente